segunda-feira, 11 de junho de 2012

Frases que me irritam - Capítulo 1

"Faz-me o favor de seres feliz".

Quem nunca ouviu/foi alvo desta célebre pérola? É que faz todo o sentido virarmo-nos para alguém e dizermos tal coisa. Como se a pessoa nos fosse responder, com um grande sorriso "Aaaaah, então está bem! Eu por acaso até estava aqui a pensar seriamente em cortar os pulsos porque tenho a casa hipotecada/perdi o emprego/o meu marido deixou-me, mas se é para te fazer o favor então claro que passarei a ser muito feliz a partir de agora! A sério, mudaste a minha vida e o meu mundo, muito obrigada!"

Não pensem que estou a ser insensível, simplesmente não gosto de clichés. Há muitas maneiras de ajudar uma pessoa a ultrapassar a tristeza e ser mais feliz, podemos aconselhar, podemos acarinhar... Mas esta frase não acrescenta nada à vida de ninguém, na minha opinião. Além de que está tão batida, tão banal, que já nem quer dizer nada. É como o célebre "carpe diem" (existirá expressão mais irritante?).

E pronto, irrita-me. E que ninguém me diga isso num dia em que esteja triste, se faz favor. Se não estiver feliz, com certeza que não será porque não quero. Tenho dito!

Nota: Eu sei que a frase foi originalmente dita pelo Raúl Solnado e que comoveu o país. E eu também achei muito bonito, dito por alguém como ele e naquela fase da vida. Mas neste momento acho que está totalmente vulgarizada. Achei melhor acrescentar isto para não correr o risco de ferir susceptibilidades a alguém :)

3 comentários:

  1. Essa frase era do Raúl Solnado, ficou célebre. :)

    ResponderEliminar
  2. S*, eu sei :) E no contexto em que a disse (e também por a ter dito já no fim da vida) foi comovente e bonito. Mas agora diz-se por tudo e por nada :P

    ResponderEliminar
  3. claro! para se dizer uma frase dessas é preciso ter estatuto!!... não é chegar um amador qualquer e deitar isso cá pra fora a achar que tem moral pra pedir coisas dessas...... não é assim!! :P e eu estou contigo.. odeio essa frase!

    ResponderEliminar