quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Casas de quê?

E as saudades que eu tinha de um computador, hein? Tantos dias sem ver o meu bichinho! Estive até há 5 segundos atrás a dar-lhe beijinhos apaixonados, acho que até babei um bocado o teclado. Caraças, espero não o ter estragado. A quem esteja a perguntar "então mas não foram só cinco dias?", eu respondo que foram, sim senhora (infelizmente), mas o amor que tenho ao meu pc é tão grande que cada dia longe dele parece multiplicar-se por dez. No fundo, sou uma nerd.

Mas o meu objectivo para hoje não é vir falar-vos sobre o meu tórrido romance com o meu Shiby (o nome vem de Toshiba, não é muito original, eu sei, mas foi o que se arranjou). Eu quero é falar-vos desses estabelecimentos onde as pessoas vão comer e que dão pelo nome de casas de pasto. Uma pessoa anda à procura de um sítio para almoçar e eis que dá de caras com uma coisa que parece mesmo ser um restaurante. Tem a ementa à porta, a esplanada cá fora e o logotipo da Delta no toldo. Mas, surpresa das surpresas... Não é um restaurante! É uma casa de pasto! Ora, para a maioria das pessoas isto é apenas um outro nome que pode ser dado aos estabelecimentos que servem refeições, mas eu leio aquilo e só imagino que lá dentro vou encontrar um prado muito verde, cheio de vacas a ruminar com ar sonolento. E imagino também o empregado, vestido à leiteiro, a vir até à mesa e a perguntar "então, o que vai ser hoje? A erva está uma maravilha, fresquinha que só ela! Mas a palha também não está nada má". A sério, não é um nome nada convidativo. Nada mesmo! A língua portuguesa é tão rica, há tantos nomes que podiam ser usados sem ser esse... Restaurante, taberna, snack-bar... Há para todos os gostos! Não havia necessidade de lhes chamar casas de pasto! É que se um dia for comer a um desses sítios e alguém depois me perguntar "então, o que estiveste a fazer?", vou ficar muito tentada a responder "hmm... Ao que parece, estive a pastar".

8 comentários:

  1. :P por acaso também é um nome que me soa estranho... mas há-de ter alguma razão!...

    ResponderEliminar
  2. Até hoje só estive numa e foi a primeira que vi com esse nome peculiar. Foi no Alentejo, numa terriola para lá do sol posto, e chamava-se "Casa de Pasto da aldeia". Juro que a primeira coisa que me passou pela cabeça foi: "É aqui que se juntam as vacas todas?" Mas lá que servia boa comida, servia. E não era erva.

    ResponderEliminar
  3. Ora eu cá quero um bife com palha frita e relva ruminada e para beber um copinho de leite fresquinho! Gostei muito da crónica, diga-se que existe muita falta de imaginação para nomes por alguns lados.

    ResponderEliminar
  4. A estupidez da tua crónica fez-me querer levar isto para um nível ainda mais parvo.
    É que costumo ir almoçar a um RESTAURANTE em que o senhor que serve à mesa me pergunta frequentemente "Então, já escolheu o repasto?".
    Tipo: "Repasto"! RE! Quererá dizer que vou estar a comer aquilo que já alguém "pastou"?

    REstaurante --> REpasto. Damn! Faz sentido..!

    Vou ali pensar nisto, ok?

    ResponderEliminar
  5. LOLOLOLO! Se fores à minha cidadezinha lá no norte, encontras uma casa com erva verde e fresquinha em cada esquina...ele há tantas!

    ResponderEliminar
  6. AHAHAHHA nunca me cruzei com tal nome!!
    Mas de facto só lembra a pérolas dessas mais na zona norte do País.
    Onde por exemplo existe em todas as aldeias 1 café central :P

    ResponderEliminar
  7. Ahah. Realmente, isso é um péssimo nome e tal como tu ao ouvir esse nome só me lembro de vaquinhas a comer :b

    ResponderEliminar
  8. Em primeiro lugar, antes nerd do que "merde". lol

    Quanto a nomes, temos também a pensão que no Sul é uma casa de dormidas e no Norte (pelo menos em terras de Basto... Cabeceiras de Basto, Mondim de Basto) é uma espécie de casa de pasto.

    ResponderEliminar