quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

À porrada no elevador

Não, por acaso nunca andei efectivamente à porrada num elevador, o título foi só mesmo para me armar em mázona e para vocês ficarem todos com medo de mim a pensar que sou uma bad ass (e sou mesmo, mas isso não interessa nada agora). Nunca andei, mas isso não significa que não me tenha apetecido.
Passo a explicar: os elevadores não elevam apenas as pessoas aos andares que pretendem. Elevam também a estupidez humana a um expoente bem alto. Ora vejamos algumas situações:

1. Imaginem que vão apanhar um elevador no rés-do-chão e querem ir para o 7º andar. Nesse elevador também vão pessoas que querem sair em pisos mais abaixo. Mas elas, espertas, em vez de se chegarem para o pé da porta à medida que o andar que pretendem se aproxima, não. Ficam com o rabo encostado à parede do fundo até a porcaria da porta abrir. E depois é vê-las a atropelar toda a gente, "com licença, com licença, deixe passar que eu saio aqui!". São pisadelas, encontrões, cotovelos nos olhos, toda a gente a sair para depois ter de voltar a entrar, correndo o risco de aquela porra se fechar nos entretantos e ficarem do lado de fora. É o cúmulo da inteligência.

2. Há sempre aquele chico-esperto que, apesar de até um cego ver que aquela geringonça está a rebentar pelas costuras e que já não há espaço nem para dar um pum (caso contrário, aquilo rebenta), acha que mesmo assim ainda se pode enfiar lá dentro. Comprime-se contra as restantes pessoas, mas mesmo assim o pé fica demasiado perto da porta que, obviamente, não fecha. Então o chico-esperto olha a sua volta com um sorrisinho, ignorando os olhares assassinos que significam "baza daqui, meu idiota" e comenta qualquer coisa como "ai, que estranho, então o elevador não fecha? Deve estar avariado e não há dinheiro para arranjar, é a crise!".

3. Numa situação semelhante à anterior, mas com uma pequena variante: entra a última pessoa e aquilo desata a apitar, até que alguém diz "é peso a mais, alguém tem de sair". O expectável e correcto seria sair a última pessoa que entrou, certo? Pois claro que sim. Mas o que costuma acontecer é ficar toda a gente a olhar com ar incriminatório para o badocha lá do sítio que, coitado, até tinha sido o primeiro a entrar e está atrasado para a consulta no dentista, mas como pesa cerca de 120 kg, toda a gente acha que tem de ser ele a sair.

Enfim. Não dá vontade de largar ao estalo? A mim dá.

4 comentários:

  1. Nessas situações tenho pena dos badochas. Mas no elevador do meu prédio eles não têm problemas, só cabe um em cada elevador por isso não precisam de andar à porrada dentro do mesmo.

    Agora que penso, subir 5 andares no elevador do meu prédio é como subir 10 num normal, como seria se eu fosse bem pesado?

    ResponderEliminar
  2. Para falar verdade nunca tinha pensado nisso, mas acho que tens razão! É realmente irritante. A gente mesmo parva.
    -Elisabete

    ResponderEliminar
  3. A condição humana é tão mediocre não é?,

    cumprimentos,
    NR

    ResponderEliminar
  4. nesse caso é dar sem dó nem piedade
    kis .=)

    ResponderEliminar